11 de junho de 2015

Boas lembranças

Todos os dias, antes de sair de casa para o trabalho, com a minha bicicleta, eu me proponho a manter a paciência no limite máximo para que o estresse não comece a minar o meu dia logo no início.
Mas ser ciclista na cidade grande não é fácil!
O trânsito em São Paulo funciona como uma corrida de obstáculos, na qual as pessoas não estão interessadas no seu bem-estar durante o caminho, mas em chegar antes, em chegar primeiro! É preciso alcançar o podium. Um podium imaginário, que cada um acredita existir contra o veículo ao lado ou contra o tempo.
Daí instala-se uma guerra, onde o bem-estar e a gentileza não têm espaço. A minha pressa e a minha necessidade estão sempre na frente da sua, que eu desconheço. 
Na verdade, é uma guerra por espaço, bem raro e caro numa cidade superpopulosa.
Quando se tem muita gente e pouco espaço, surge a necessidade de ordem, educação e gentileza para que o compartilhamento desse pouco espaço se torne possível. Mas, infelizmente, em geral, vigora a lei do mais forte. 
É difícil colocar-se no lugar do outro, ver o mundo por meio de outras lentes, mas tento fazer esse exercício de alteridade sempre que me lembro. Isso me faz entender melhor as atitudes daqueles que me rodeiam e perceber certos comportamentos de forma menos agressiva.
Andar de bicicleta em vez de usar o carro me despe de uma armadura de lata e me expõe às relações sociais de forma mais direta. Isso pode causar mais conflitos, mas também me dá oportunidades valiosas de provar o relacionamento humano.
Andava colecionando eventos desagradáveis que aconteciam comigo enquanto pedalava. Reclamava, reclamava, reclamava! Resolvi deixar isso de lado e começar a olhar para os acontecimentos agradáveis.
Começo hoje lembrando as boas lembranças:
1. Parada no cruzamento, esperando o sinal abrir, já fui abordada algumas vezes por pedestres por informações sobre uma rua ou um caminho. No volante do carro, isso nunca me aconteceu.
2. Quando estou pedalando, consigo conversar com o ciclista ao lado ou dar bom dia para aqueles que vêm no sentido contrário. No carro, isso não é possível...
3. Não adianta ter pressa na bicicleta. Tento sair a tempo de chegar na hora desejada e isso me poupa muuuito estresse! :)
4. Não se recomenda fones de ouvido ao pedalar, então ouço melhor os meus pensamentos.
5. O celular fica guardado na mochila e nem ouço tocar. Não corro risco de cair na tentação de atender, como acaba ocorrendo no carro.
6. Encontrar os amigos pedalantes por aí é frequente. Um grande prazer!
7. Opa! Acabei de ver algo interessante. Quero tirar uma foto! Quero entrar naquela loja! Ok! Basta parar e encostar a bike no poste mais próximo! Fácil e simples!
8. Já recebi gentilezas e cumprimentos de motoristas, até de ônibus! E isso faz um bem... :)

E por aí vai! 
Parafraseando um amigo pedalante, 
Bicicleta faz bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário